Parte 02

''Eu sempre achei que Michael tinha talento, mas eu não tinha ideia do nível de sucesso que iria alcançar. Eu e meu marido Joe crescemos com um grande amor pela música. Quando criança, eu gostava de cantar com a minha irmã e Joe tocava em uma banda com seus irmãos.

Pouco depois estávamos casados na nossa casa em Gary, Indiana, soando harmonias de countryblues e jazz, algo que também apelou para os nossos nove filhos.

Michael nasceu com o ritmo. Como um bebê, estava claro que ele amava a música e a dança. Tínhamos uma máquina de lavar quebrada, que emitia um som alto quando se inicia o ciclo de lavagem. Michael iria se sentar em cima da máquina com uma mamadeira na boca, dançar e vibrar ao ritmo da máquina de lavar.

Mesmo antes que pudesse pronunciar as primeiras palavras, respondeu muito bem ao som. Foi então que eu soube que a música estava nele. A nossa era uma família de músicos. Não era raro encontrar Joe e eu cantando músicas country em nossa casa quando estávamos noivos.

Nós não tínhamos muito dinheiro para nos entreter, em seguida, lembro-me do dia em que a nossa TV quebrou. Nós não tínhamos recursos para consertá-la, de modo que entretínhamos as crianças, incentivando a família a cantar, influenciada pelos grupos populares, como The Temptations.

Com a sua experiência na música e no meu dia a tocar o clarinete com a minha banda no colegial, Joe e eu sempre tivemos instrumentos ao redor da casa. Nós incentivamos nossos filhos a experiência com a música em uma idade adiantada.

O talento de Tito foi descoberto pela primeira vez. A sua guitarra emprestada para a prática, se revezando enquanto Joe trabalhava até tarde na usina siderúrgica. Os meninos se revezaram nos instrumentos, uma forma intuitiva de aprender a compor uma música.

Não demorou muito para Joe descobrir os talentos de seus filhos e decidiram formar os irmãos Jackson, com os nossos três filhos crescidos, Tito, Jackie e Jermaine nos vocais. Marlon e Michael logo tinham idade suficiente para se juntar aos seus irmãos, como backing vocal e percussão. Joe renomeou os garotos como o Jackson Five em 1964.

Depois de perceber o talento que estava acontecendo, meu marido largou seus turnos na fábrica, a fim de passar mais tempo cuidando do grupo. O alcance vocal de Michael foi naturalmente evoluindo para o que hoje conhecemos como a assinatura de voz do grupo. 

Naquele tempo, Joe estava relutante em deixar seu jovem filho para suportar o peso de estar no centro do palco, mas com a minha persuasão, finalmente, permitiu Michael ajudar Jermaine nos vocais.

Com Joseph na frente, os meninos praticaram três vezes por semana e eles tocaram em shows locais nas áreas de Gary e Chicago. Joseph e eu sabíamos que, uma vez que encontrássemos os contatos certos no negócio, os meninos atingiriam o estrelato. Na verdade, o grupo começou a atrair a atenção e logo as ofertas começaram a chegar.

Uma das grandes gravadoras que mostrou interesse foi a Motown Records. Como empresário cético, Joe inicialmente resistiu à oferta, mas uma vez nos termos de interesse para a família, acabou trabalhando com Bobby Taylor.

Na sequência desta decisão, os garotos estavam no estúdio, criando o seu primeiro álbum. Nos mudamos de Indiana para a Califórnia em 1968. Joe e os meninos foram imediatamente para a estrada, viajando por todo o país. Eu fiquei em casa com Janet, LaToya, Rebbie e Randy (até que finalmente entrou oficialmente no grupo com seus irmãos em 1975)

A casa silenciosa foi uma mudança drástica para mim ... Eu perdi os jantares de família que costumava fazer todas as noites, antes do início da carreira dos meninos. Muitas vezes, desejei que nós estivéssemos de volta a Gary, onde passava mais tempo com os meus filhos.

Nós não tínhamos muito dinheiro na época, mas tínhamos um ao outro. No início da carreira dos meninos, ainda lutava para sobreviver. Eu tinha paixão pela costura e projetei as primeiras roupas para o grupo. Tão logo que pudéssemos pagar, contratamos o talentoso Ruthie West para desenhar roupas para a nova imagem do The Jackson Five.

Pouco depois, o grupo saiu da Motown em 1975, assinou com a Epic Records (CBS) e trabalhou com produtores Kenny Gamble e Leon Huff, mais conhecido como Gamble e Huff. O contrato incluía um show de variedades intitulado The Jacksons.

Em breve, o tempo dos meninos foi dividido entre os ensaios semanais e a elaboração de esboços e apresentações para a televisão. A família inteira, incluindo Janet, Rebbie e Latoya fizeram aparições em The Jacksons Variety Show.

Depois de uma temporada, Joseph e os rapazes decidiram que seria melhor concentrar seu tempo e energia somente na música e viagens. Embora a maioria das pessoas vissem a Michael como musicalmente talentoso e maduro para sua idade, ele não era tão sociável como a maioria das outras crianças.

Nossos vizinhos, que cuidavam dele regularmente, muitas vezes observavam como Michael era 'diferente' e como havia algo especial sobre ele ... um certo je ne ce quois (tem um não sei o quê...). Eu estava especialmente orgulhosa de ver meu filho entrar cedo para o estrelato, era uma porção de coisas que não se esperaria que uma criança de sua idade pudesse fazer.

Por exemplo, com apenas seis anos, Michael era capaz de captar rapidamente a coreografia. Era natural. Também ficava surpresa e impressionada com sua habilidade vocal para cantar, sem nenhum treinamento formal. 

Crescendo, Michael passava muitas horas no estúdio gravando os vocais. Mesmo em uma idade jovem, a sua natureza perfeccionista era uma força motriz para passar mais tempo no estúdio para a edição e pós-produção.

Eu sabia como ele queria a música ao som e à responsabilidade compartilhada para a produção. Como sua mãe, senti que era muito cedo para colocar muita pressão sobre a carreira de Michael, e me entristece saber que Michael cresceu lamentando na maioria dos anos, por trabalhar desde criança. Ela sentia que tinha perdido alguns aspectos do que ele considerava uma infância normal.

Ele sempre foi apaixonado por música, mesmo naquela época. Foi o que ele queria fazer, e nós apoiamos isso. Michael sabia que ele não teria alcançado este nível de estrelato, se não fosse o seu compromisso desde criança. Ele estava agradecido por suas realizações, e embora eu o ouvi queixar-se dos seus sacrifícios, eu sei que ele acreditava em seu propósito: para inspirar o mundo com sua arte.''